PORÇÃO
SEMANAL PARA O DIA DO DESCANSO
SIVAN 12 5772
JUNHO 02 - 2012
נשא - NASSÔ FAZEI UMA CONTAGEM
Torah:
Números 4:21- 7: 89
Haftará: Juizes 13:2-25
Brit
Hadashá: João
12:20-36
“Disse Adonay a Moisés: Fala a Aarão e a seus filhos, dizendo: Assim
abençoareis os filhos de Israel, dizendo-lhes:
Adonay te abençoe e te guarde; Adonay faça resplandecer o rosto sobre
ti e seja gracioso contigo;
Adonay sobre ti levante o rosto e te dê a paz.
Assim, porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu
os abençoarei.” (Números
6:22-27).
Na Parashá Nassô (porção semanal)
encontramos nesta leitura a ênfase na Benção Sacerdotal, ela é chamada Bircat Cohanim (Benção dos Sacerdotes). No
comentário de rodapé da Torá de Moisés (Sêfer – pg. 403), diz que: ‘de acordo
com o espírito da Torá e do Talmud, os Cohanim
não são seres superiores que dão a SUA (ênfase minha) benção, mas o veículo
por intermédio do qual a bênção de Deus desce e chega para o povo’...
Primeiro vamos meditar no conteúdo da
bênção. Ela pode ser vista e compreendida em toda a sua plenitude, porque o
plano do Eterno nunca é pequeno e sim, pleno.
“Adonay te abençoe e te guarde” – É muito importante entender o propósito divino. Ele
deseja sempre abençoar Seu povo, o povo é D’Ele, foi conquistado por amor e não
por meio de guerras e violências. O Eterno deseja um relacionamento de amor e
intimidade e para isso providencia (levanta) homens que são escolhidos por Sua
vontade soberana e não por capacitação dos mesmos. Estes homens (sacerdotes)
apesar de serem iguais aos demais, tem sobre os ombros um chamado para num
certo sentido intermediar, ou melhor,
ser canal, conduto, caminho, por onde fluirão as bênçãos do Eterno sobre Sua
congregação. Nossa palavra ao povo de Deus deve ser sempre: Adonay te abençoe e
te guarde. É o próprio desejo de Adonay fazer isso, guardar e proteger Seus
filhos nesta caminhada terrena cheia de tantos imprevistos malévolos e perigosos.
“Adonay faça resplandecer seu rosto sobre
ti” – significa
transmitir a certeza da soberania de YHWH que vê todas as coisas e nada pode
escapar a Sua visão (Mishlê – Provérbios 15:3 ‘Os
olhos do SENHOR estão em toda a parte, observando atentamente os maus e os
bons’).
Atá El
Roí – Deus que vê tudo. Traz segurança ao homem saber que está debaixo do olhar
do Pai, em todos os momentos de suas vidas, mesmo nas horas mais íntimas e
particulares Ele os vê. Isto é muito importante, pois desperta no filho de Deus
a responsabilidade de quem anda em Sua Aliança, é abençoado, protegido e
guardado, mas também precisa levar uma vida de santidade.
Seja gracioso contigo; Adonay sobre ti levante o rosto e te dê a paz.
Graça, favor imerecido, provisão diária,
livramento e bondade. Paz (Shalom), plenitude de alegria, ausência de
angústias, temores, insegurança quanto ao amanhã, descanso n’Ele.
Temos aprendido sobre a Graça (hên) e Misericórdia (hemlâ), graça é favor imerecido, receber
o que não merecemos e misericórdia é não receber o que merecemos Hallelu Yah! A
graça de Yeshua nosso Salvador amado, Aquele que nos comprou da morte para a
vida em Seu Nome glorioso. O Castigo que nos trás a paz, estava sobre Seus
ombros.
Assim,
porão o meu nome sobre os filhos de Israel, e eu os abençoarei.
Há Shem – O Nome.
Estamos selados no Nome. Levamos o Nome de Nosso Remidor e Redentor Amado, no
Seu Nome exercemos a autoridade espiritual e nos diferenciamos das demais
pessoas que não estão na Aliança com o Eterno no sangue de Jesus Cristo. O povo
do Livro (Torá), o povo do Nome (IGREJA), somos distintos porque já não somos
mais estrangeiros nem peregrinos, fomos chamados para fazer parte de família de
Deus (Ef. 2:11-22).
Haftará (Juízes 13:2-25)
“2 Certo homem de Zorá, chamado Manoá, do clã da
tribo de Dã, tinha mulher estéril.
3 Certo dia o Anjo do SENHOR apareceu a ela e lhe
disse: “Você é estéril, não tem filhos, mas engravidará e dará à luz um filho.
4 Todavia, tenha cuidado, não beba vinho nem outra
bebida fermentada, e não coma nada impuro;
5 e não se passará navalha na cabeça do filho que
você vai ter, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus desde o
nascimento; ele iniciará a libertação de Israel das mãos dos filisteus”.
6 Então a mulher foi contar tudo ao seu marido: “Um
homem de Deus veio falar comigo. Era como um anjo de Deus, de aparência
impressionante. Não lhe perguntei de onde tinha vindo, e ele não me disse o seu
nome,
7 mas ele me assegurou: ‘Você engravidará e dará à
luz um filho. Todavia, não beba vinho nem outra bebida fermentada, e não coma
nada impuro, porque o menino será nazireu, consagrado a Deus, desde o
nascimento até o dia da sua morte’”.
8 Então Manoá orou ao SENHOR: “Senhor, eu te imploro
que o homem de Deus que enviaste volte para nos instruir sobre o que fazer com
o menino que vai nascer”.
9 Deus ouviu a oração de Manoá, e o Anjo de Deus
veio novamente falar com a mulher quando ela estava sentada no campo; Manoá,
seu marido, não estava com ela.
10 Mas ela foi correndo contar ao marido: “O homem
que me apareceu outro dia está aqui!”
11 Manoá levantou-se e seguiu a mulher. Quando se
aproximou do homem, perguntou: “Foste tu que falaste com a minha mulher?” “Sim”,
disse ele.
12 “Quando as tuas palavras se cumprirem”, Manoá
perguntou, “como devemos criar o menino? O que ele deverá fazer?”
13 O Anjo do SENHOR respondeu: “Sua mulher terá que
seguir tudo o que eu lhe ordenei.
14 Ela não poderá comer nenhum produto da videira,
nem vinho ou bebida fermentada, nem comer nada impuro. Terá que obedecer a tudo
o que lhe ordenei”.
15 Manoá disse ao Anjo do SENHOR: “Gostaríamos que
ficasses conosco; queremos oferecer-te um cabrito”.
16 O Anjo do SENHOR respondeu: “Se eu ficar, não
comerei nada. Mas, se você preparar um holocausto, ofereça-o ao SENHOR”. Manoá
não sabia que ele era o Anjo do SENHOR.
17 Então Manoá perguntou ao Anjo do SENHOR: “Qual é
o teu nome, para que te prestemos homenagem quando se cumprir a tua palavra?”
18 Ele respondeu: “Por que pergunta o meu nome? Meu
nome está além do entendimento”.
19 Então Manoá apanhou um cabrito e a oferta de
cereal, e os ofereceu ao SENHOR sobre uma rocha. E o SENHOR fez algo estranho
enquanto Manoá e sua mulher observavam:
20 quando a chama do altar subiu ao céu, o Anjo do
SENHOR subiu na chama. Vendo isso, Manoá e sua mulher prostraram-se, rosto em
terra.
21 Como o Anjo do SENHOR não voltou a manifestar-se
a Manoá e à sua mulher, Manoá percebeu que era o Anjo do SENHOR.
22 “Sem dúvida vamos morrer!” disse ele à mulher, “pois
vimos a Deus!”
23 Mas a mulher respondeu: “Se o SENHOR tivesse a
intenção de nos matar, não teria aceitado o holocausto e a oferta de cereal das
nossas mãos, não nos teria mostrado todas essas coisas e não nos teria
revelado o que agora nos revelou”.
24 A mulher deu à luz um menino e pôs-lhe o nome de
Sansão. Ele cresceu, e o SENHOR o abençoou,
25 e o Espírito do SENHOR começou a agir nele quando
ele se achava em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol.”
Temos neste texto
a promessa e o nascimento (cumprimento da promessa) de um filho a um casal,
Sansão, cujo nome significa “do sol”,
Shimshon, que
provém da palavra hebraica Shemesh, que
significa Sol, ele seria um
sinal profético de Yeshua HaMachiach que no futuro traria luz e salvação para
seu povo e também seria conhecido como O Sol da Justiça (Malaquias 4:2) - “Mas para vocês
que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas
asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral.”
Nazir (Nazireu) é
uma pessoa com voto de consagração ao Eterno, isto envolvia compromisso da
parte deste e tinha o privilégio de fazer parte do projeto do Eterno. Sansão
era um destes homens, levantado para livrar Israel de seu feroz inimigo,
operava debaixo da unção de Adonay, mas, um dia “desprezou” seu voto e perdeu a
unção do Eterno. Sua força não estava no cabelo estava em D’us, no
arrependimento foi perdoado e usado ainda na morte para cumprir seu chamado.
Somos todos
nazireus (consagrados), temos uma missão como a de Sansão, se este era um
“tipo” do Maschiach nos somos a extensão de Yeshua, no poder de a Ruach
HaKodesh cumprimos o chamado de nossa vocação:
Ø Como prisioneiro no Senhor,
rogo-lhes que vivam de maneira digna da vocação
que receberam. (Ef. 4:1).
Ø Conscientes disso, oramos
constantemente por vocês, para que o nosso Deus os faça dignos da vocação e, com poder, cumpra todo bom propósito e
toda obra que procede da fé. (II Ts 1:11).
Ø “... que nos salvou e nos chamou
com uma santa vocação, não em virtude das
nossas obras, mas por causa da sua própria determinação e graça. Esta graça nos
foi dada em Cristo Jesus desde os tempos eternos,...” (II Tm 1:9).
Brit
Hadashá: João 12:20-36
Neste capítulo do
Evangelho de João, encontramos o Filho de Deus, Yeshua “O Ungido”, o Nazireu
Nazareno, verdadeiro Sol da Justiça e abençoador de todos os homens. Ele
cumpriu em Sua Vinda e vida, todas as promessas de Deus, venceu a morte, e com
a sua ressurreição nos dá vida e nos comissiona para fazer seu serviço:
Ø Ser Bênção e abençoar outros – pelo fato de sermos seus Talmidim (discípulos)
e também Shaliachim (Emissários), precisamos também nos abster de tudo aquilo
que é impuro (obras da carne) e produzirmos o fruto do espírito.
Ø Ser luz – nossa luz deve brilhar em meio a um mundo em trevas: “(8)Porque outrora vocês eram trevas, mas agora são luz no Senhor. Vivam
como filhos da luz, (9), pois o fruto da luz consiste em toda bondade, justiça e verdade; (10) e aprendam
a discernir o que é agradável ao Senhor. (11) Não participem das obras
infrutíferas das trevas; antes, exponham-nas à luz. (Ef. 5:8-11). (NVI).
No livro
“Reflexões sobre a Torá” de Moshe Grylak na pg, 185, o autor faz a seguinte
citação que é muito oportuna nesta porção:
“... conhecido
lingüista Rabi Avraham Ibn Ezra, que aponta a palavra “nazireu” como sendo
derivada do mesmo radical de “nezer”, que significa coroa. Pois, segundo ele,
“todos os seres humanos são escravos dos prazeres do mundo, e o verdadeiro rei,
que usa a coroa real em sua cabeça, é todo aquele que é livre dos desejos”.
Creio que sobre os
homens santos do Eterno repousa uma coroa de glória que é a própria Unção que
vem do alto.
“Se vocês são insultados por causa do nome
de Cristo, felizes são vocês, pois o Espírito da glória, o Espírito de Deus,
repousa sobre vocês.” (I Pe.4:14)
E quando estes
fiéis terminarem suas jornadas receberão a verdadeira coroa de Rei, pois
reinarão com Yeshua para sempre. Baruch Hashem!
“Quando se manifestar o Supremo Pastor,
vocês receberão a imperecível coroa da glória”. (I Ped 5:4).
A Igreja de Yeshua
(Comunidade messiânica) vive um momento singular, depois de quase 17 séculos de
afastamento de suas raízes judaico-messiânicas. Ela tem dois caminhos pela
frente: continuar como tem andado nos últimos séculos, ou seja, “longe de Casa”
ou começar imediatamente o retorno (Teshuvá) às suas origens.
O Eterno está
chamando, já podemos ouvir o som da teruah, o toque da trombeta nos chamando de
volta. Existem dois textos Sagrados que nos desafiam nesta hora final, são
eles:
O primeiro em Jeremias
6:16 (em duas versões diferentes).
“Assim diz o Eterno: Detende vossa marcha, examinai
e buscais os caminhos do passado...” (Jeremias 6:16 BH).
“Assim diz o Senhor: “Ponham-se nas encruzilhadas e olhem;
perguntem pelos caminhos antigos, perguntem pelo bom caminho... (idem NVI).
Há um movimento
muito forte nos últimos dias, é a chamada do Noivo à Sua Noiva (A Nova
Jerusalém). Por toda parte temos visto grupos buscando a Restauração, irmãos
estudando a Palavra de Deus, grupos se formando para orar, são movimentos
dirigidos pelo Espirito Santo de Deus, não é uma onda ou movimento como muitos
críticos dizem, É UM CHAMADO DO ETERNO.
Muitos não têm a
sensibilidade de ouvir porque estão presos às suas denominações e tradições de
homens, são pessoas religiosas, prisioneiras do espírito de religiosidade. Há
uma Santa Convocação nestes dias, não promovida por homens, mas, pelo Eterno
que está levantando “nazireus”, consagrados para levar a Sua Bênção, a Salvação
aos perdidos e chamar as “outras ovelhas” que Yeshua falou em João 10, para apresentar
a Verdadeira Luz que ilumina o mundo, Yeshua; que virá como Rei para Governar
as Nações a partir de Jerusalém.
A trombeta está
tocando. Quem está ouvindo? Quem consegue discernir o sonido?
É muito
interessante observar o Salmos 89:16 (em duas versões)
“Bem-aventurado o povo que reconhece o som do
“Shofar”, sob Tua luz hão de caminhar” (Salmos – Ed. Sêfer)
A nossa versão é menos
esclarecedora em relação ao sentido original do texto, e diz assim:
“Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te,
Senhor, e que anda na luz da tua presença!” (NVI).
Nesta versão é o vers. 15, na Hebraica o início é contado como um verso.
A Trombeta está
soando, o Maschiach está voltando. Prepara-te!
Shabat
Shalom!
שבת שלום!
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