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Este é o nosso novo espaço e queremos que você aqui tenha acesso às informações relacionadas ao apóstolo Francisco Nicolau, bem como de outros que trabalham com "TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES.

Nosso chamado é para a "Conquista de Cidades" e fazemos parte do "Projeto Transformação". Cremos que a conquista da cidade resultará na transformação da comunidade em seus diversos seguimentos.

Para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados, navegue em nossos sites e visite links de parceiros ministeriais que trabalham conosco, incansavelmente, na Conquista da nossa Nação!

Um grande abraço,

Francisco Nicolau, apóstolo

sábado, 9 de junho de 2012

Porção Semanal 09/06/12


SIVAN 19 – 5772     -  JUNHO 09       2012

BEHAALOTECHA = “Quando subires”

LEITURAS PARA O SHABAT

        
Torah: Números 8:1 a 12:16
Haftará: Zacarias 2:10 a 4:7
Brit Hadashá: 1 Coríntios 10:6-16

Torah: Números 8:1 a 12:16

A Preparação das Lâmpadas do Candelabro (Nm 8:1-4).

1.     Disse também o SENHOR a Moisés:
2.     “Diga o seguinte a Arão: Quando você preparar as sete lâmpadas, estas deverão iluminar a área da frente do candelabro”.
3.     Arão assim fez; dispôs as lâmpadas de modo que estivessem voltadas para a frente do candelabro, como o SENHOR tinha ordenado a Moisés.
4.     O candelabro foi feito de ouro batido, do pedestal às flores, conforme o modelo que o Senhor tinha mostrado a Moisés.

Como temos aprendido cada peça do Tabernáculo, cada detalhe das roupas do Sacerdote, cada objeto que compõe o lugar Santo (Kadosh), é especial e muito importante porque traz uma realidade espiritual.
A Menorah ou Candelabro é uma peça de ouro batido com todos os seus detalhes explicados diretamente pelo Eterno que após a discrição diz: “... fazei tudo conforme o modelo da planta...”, e com significado muito profundo no tocante a vida espiritual.

Ele representa a própria “Presença” de Yeshua e de a Ruach HaKodesh.






A Menorah tem sete braços, O número sete (7) tem um significado profundo nas Escrituras Sagradas,

            “Indica perfeição; é plenitude; o número completo de Deus. A semana tem sete dias; as sete cartas às sete igrejas da Ásia Menor; sete pragas, sete aís, sete cálices; sete castiçais de ouro; Noé esperou sete dias a volta da pomba; Sansão tinha sete tranças, devemos perdoar setenta vezes sete;, na oração sacerdotal (no original na tradução do Grego) encontramos a maravilha do sete: 490 palavras (70x7)...,Há sete nomes mencionados nos títulos como autores dos Salmos (Davi, Filhos de Corá, Asafe, Hemã, Etã, Moisés e Salomão). São sete as aparições de anjos, ... as sete unidades (Um só corpo, um só Espírito, uma só esperança, um só Senhor, uma só Fé, um só batismo, um só Deus e Pai); sete características da sabedoria (pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia, sem parcialidade, sem hipocrisia); sete títulos de Yeshua em Hebreus (Herdeiro de tudo, Príncipe da Salvação, Apóstolo, Autor da Salvação, Precursor, Sumo Sacerdote e Autor e Consumador) ...(comentários anotados Bíblia Ed. Alfalit – pg. 930).

Poderíamos continuar, pois somente o número sete aparece 354 vezes nas Escrituras Sagradas, como por exemplo:

Ao anjo da igreja em Sardes escreva: “Estas são as palavras daquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas. Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. (Apoc. 3:1).

Do trono saíam relâmpagos, vozes e trovões. Diante dele estavam acesas sete lâmpadas de fogo, que são os sete espíritos de Deus. (Apoc. 4:5).

6 Depois vi um Cordeiro, que parecia ter estado morto, em pé, no centro do trono, cercado pelos quatro seres viventes e pelos anciãos. Ele tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete espíritos de Deus enviados a toda a terra. (Apoc. 5:6).

Existem várias explicações para o simbolismo da Menorah e quero apresentar também uma delas:

A Menorah fala de Yeshua que é a Luz do mundo, fala de Seu Corpo unido a Ele, fala do Espírito (Ruach Hakodesh), ou seja: O Óleo Santo e o Fogo.

Quando estudamos sobre o Tribunal de Yeshua aprendemos que nossas obras são representadas pelos “torrões” resultado do que foi queimado nas lâmpadas.

O texto fala da importância das 7 lâmpadas permanecerem acesas todo o tempo, fala de estarmos como sacerdotes diante da Luz de Yeshua.

Os Sete Espíritos de YHWH, como retratado em Isaías 11:1 - 2 “O Espírito do Senhor repousará sobre ele, o Espírito que dá sabedoria e entendimento, o Espírito que traz conselho e poder, o Espírito que dá conhecimento e temor do Senhor”. - São símbolos que falam ao Reino do Espírito.

O Eterno orienta: Se colocar diante da Menorah (se elevar diante da presença d’Ele).
Esta Parashá traz o sentido mais profundo para nosso entendimento. Quando O Eterno ordena a Moisés que diga a Arão: quando “Behaalotecha” as lâmpadas, não está falando em acender e sim: “elevares, subir”. Não foi usado o verbo “acender” como traduzido, mas, o termo Behaalotechá que tem a mesma raiz da palavra holocausto “Olah” que significa: subir, elevar, por exemplo:

Olah = Holocausto, oferta queimada, sacrifício queimado. O Olah é apresentado primeiro, pois é uma oferta (qorbãn).

Olah = subida (de onde vem aliyah,)
Ainda usando a mesma raiz:
Elyon = Alto, de cima, superior, supremo, ALTISSÍMO, El Elyon).

(Dic. Internacional de Teologia Antigo Testamento – pg. 1624 e 1721).

O sentido desta Parashá é de “elevação, buscar as coisas do alto, olhar para cima e viver como águia – “, mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31).   O Eterno nunca planejou a seus filhos uma vida rasteira, medíocre, inferior em todos os sentidos nem tampouco (e muito menos ainda), uma vida de RITUAIS FRIOS E MECÂNICOS, pois, isto seria apenas religiosidade fria, mortal. O plano de DEUS é o de relacionamento com Ele, viver em dependência constante e não domingueira ou “shabateira” (acabei de inventar esta palavra). Os dias são importantes realmente, principalmente o Shabat que é a chave do universo, a chave dos tempos, a chave das festas e a chave da vida (eu disse chave).
O que Ele deseja nestes ensinos é nos trazer de volta a Ele “Teshuvá” e nestes símbolos busca nos fazer compreender o real sentido da vida, a sempre olharmos para Ele e não para o Egito (mundo) de onde foi nossa origem espiritual e ainda, permanecemos no sentido de vida diária.
Ele queria e quer nos livra do que aconteceu com povo Israelita registrado em Números 11, vejamos:

1.      Aconteceu que o povo começou a queixar-se das suas dificuldades aos ouvidos do SENHOR. Quando ele os ouviu, a sua ira acendeu-se e fogo da parte do SENHOR queimou entre eles e consumiu algumas
extremidades do acampamento.
2.     Então o povo clamou a Moisés, este orou ao Senhor, e o fogo extinguiu-se.
3.     Por isso aquele lugar foi chamado Taberá, porque o fogo da parte do SENHOR queimou entre eles.
4.     Um bando de estrangeiros que havia no meio deles encheu-se de gula, e até os próprios israelitas tornaram a queixar-se, e diziam: “Ah, se tivéssemos carne para comer!
5.     Nós nos lembramos dos peixes que comíamos de graça no Egito, e também dos pepinos, das melancias, dos alhos porós, das cebolas e dos alhos.
6.     Mas agora perdemos o apetite; nunca vemos nada, a não ser este maná!”
7.     O maná era como semente de coentro e tinha aparência de resina.
8.     O povo saía recolhendo o maná nas redondezas, e o moía num moinho manual ou socava-o num pilão; depois cozinhava o maná e com ele fazia bolos. Tinha gosto de bolo amassado com azeite de oliva.
9.     Quando o orvalho caía sobre o acampamento à noite, também caía o maná.
10.                       Moisés ouviu gente de todas as famílias se queixando, cada uma à entrada de sua tenda. Então acendeu-se a ira do SENHOR, e isso pareceu mal a Moisés.
11.                       E ele perguntou ao SENHOR: “Por que trouxeste este mal sobre o teu servo? Foi por não te agradares de mim, que colocaste sobre os meus ombros a responsabilidade de todo esse povo?
12.                       Por acaso fui eu quem o concebeu? Fui eu quem o deu à luz? Por que me pedes para carregá-lo nos braços, como uma ama carrega um recém-nascido, para levá-lo à terra que prometeste sob juramento aos seus antepassados?
13.                       Onde conseguirei carne para todo esse povo? Eles ficam se queixando contra mim, dizendo: ‘Dê-nos carne para comer!’
14.                       Não posso levar todo esse povo sozinho; essa responsabilidade é grande demais para mim.
15.                        Se é assim que vais me tratar, mata-me agora mesmo; se te agradas de mim, não me deixes ver a minha própria ruína”. (Nm 11:1-15).

O povo de Deus liberto do cativeiro com promessas de habitar livre na Terra da Promessa, lugar preparado carinhosamente pelo Pai, recebendo a provisão sobrenatural diariamente, alimento do Céu, chamado de “Pão dos Anjos”, “Pão dos Poderosos”, O Eterno saciou a fome, a vontade segundo o desejo do povo que foi ingrato e rebelde. –

18. Deliberadamente puseram Deus à prova, exigindo o que desejavam
comer.
19. Duvidaram de Deus, dizendo: “Poderá Deus preparar uma mesa no deserto?
20. Sabemos que quando ele feriu a rocha a água brotou e jorrou em torrentes. Mas conseguirá também dar-nos de comer? Poderá suprir de carne o seu povo?”
21. O Senhor os ouviu e enfureceu-se; com fogo atacou Jacó, e sua ira levantou-se contra Israel,
22. pois eles não creram em Deus nem confiaram no seu poder salvador.
23. Contudo, ele deu ordens às nuvens e abriu as portas dos céus;
24. fez chover maná para que o povo comesse, deu-lhe o pão dos céus.
25. Os homens comeram o pão dos anjos; enviou-lhes comida à vontade.
26. Enviou dos céus o vento oriental e pelo seu poder fez avançar o vento sul.
27. Fez chover carne sobre eles como pó, bandos de aves como a areia da praia.
28. Levou-as a cair dentro do acampamento, ao redor das suas tendas.
29. Comeram à vontade, e assim ele satisfez o desejo deles.
 (Sl 78:18-29).

Qual seria o motivo real das reclamações? Seriam os peixes que comiam de graça no Egito? Que peixes que eles comiam de graça?

As cebolas, melancias, pepinos e os alhos também não tinham um preço de “escravidão”, de “jugo”, de “opressão” e outros sofrimentos, ou será que na realidade a queixa era outra?

Moshe Grilak em seu livro “Reflexões sobre a Torá” comenta assim este texto:

...”As conquistas obtidas tornaram-se insuficientes e desejava-se mais, mesmo estes ‘mais’ não sendo claros nem mesmo aos queixosos. De qualquer modo, este estado de espírito demonstra um sentimento de ingratidão que geraria nos filhos de Israel uma sensação de estar sendo explorados e de não ter recebido o que lhes era devido”...(pg.191),

E ainda,

“De qualquer modo, não podemos evitar a pergunta: o que se ocultava por trás deste comportamento?
Nossos sábios esforçaram-se para explicar o sentido de uma expressão-chave ‘de graça’, que aparece no texto: Como pode ser que os egípcios lhes davam peixes de graça? Mas já foi dito que a palha não vos será dada” (êx. 5:18). Se palha não lhes davam, que dirá peixes?

Rashi, de acordo com o Midrash.

 Uma pergunta lógica: palha não, mas peixes sim? E nossos sábios explicaram esta palavra do seguinte modo: ‘de graça quer dizer sem ônus dos mandamentos’

Eram queixas sobre o fardo de obedecer a Torá e seus mandamentos (Mitzvot), o qual aprisionava sua natureza selvagem na cadeia da cultura e da civilização, visto que, enquanto eram escravos oprimidos, sua natureza humana era completamente livre e não lhes impunha qualquer limite ou ônus. A passagem da escravidão e opressão à necessidade de se educar foi difícil demais para os filhos de Israel, gerando a revolta e a lembrança da “abundância” da terra do Egito e de seus “peixes gratuitos”. A exigência por carne era ridícula, ainda mais num momento em que já se tinha o maná, com o qual eles experimentavam qualquer sabor existente no mundo.

Rashi, de acordo com o Midrash (pgs. 193 e 194).

Coloquei esta passagem do livro na íntegra porque quero que vocês meditem porque é muito profunda. Lança “luz” (novamente a LUZ) no ponto em que os israelitas reclamaram sem razão. É apenas uma opinião Rabínica e não encontramos o respaldo das Escrituras, mas sabemos que nem tudo está registrado na Bíblia, e este fato pode ser verdade. De qualquer forma, sejam quais forem os motivos do desgosto, da reclamação, da rebelião, foram abomináveis diante do Eterno.

Como falamos no começo, isto é viver uma vida rastejante (serpente) medíocre, significa trocar o Manancial de Águas Vivas por uma cisterna rôta que não retêm as águas. Pensar num Maná com o sabor desejado é maravilhoso demais e não nos surpreende ser assim, pois tudo o que Deus faz é muito bom, Ele não daria a Seu povo um alimento ruim para ser comido por quarenta anos. O “sabor que desejassem”, isso soa aos nossos ouvidos como uma doce melodia de amor ao Eterno que preparou o melhor para cada um de nós, Seus filhos.

Elevar-se, subir as alturas, buscar as coisas do alto como nosso disse Shaul HaShaliach (Paulo, o Emissário).

“Portanto, já que vocês ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do alto, onde Cristo está assentado à direita de Deus”. (Col. 3:1).


Haftará: Zacarias 2:10 a 4:7


10 “Cante e alegre-se, ó cidade de Sião! Porque venho fazer de você a minha habitação”, declara o SENHOR.
11 “Muitas nações se unirão ao SENHOR naquele dia e se tornarão meu povo. Então você será a minha habitação e reconhecerá que o SENHOR dos Exércitos me enviou a você.
12 O SENHOR herdará Judá como sua propriedade na terra santa e escolherá de novo Jerusalém.
(Zc 2:10-12)

1. Depois disso ele me mostrou o sumo sacerdote Josué diante do anjo do SENHOR, e Satanás, à sua direita, para acusá-lo.
2. O anjo do SENHOR disse a Satanás: “O SENHOR o repreenda, Satanás! O SENHOR que escolheu Jerusalém o repreenda! Este homem não parece um tição tirado do fogo?”
3. Ora, Josué, vestido de roupas impuras, estava em pé diante do anjo.
4. O anjo disse aos que estavam diante dele: “Tirem as roupas impuras dele”. Depois disse a Josué: “Veja, eu tirei de você o seu pecado, e coloquei vestes nobres sobre você”.
5. Disse também: “Coloquem um turbante limpo em sua cabeça”. Colocaram o turbante nele e o vestiram, enquanto o anjo do SENHOR observava.
6. O anjo do SENHOR exortou Josué, dizendo:
7. “Assim diz o SENHOR dos Exércitos: ‘Se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus preceitos, você governará a minha casa e também estará encarregado das minhas cortes, e eu lhe darei um
lugar entre estes que estão aqui.
8. “‘Ouçam bem, sumo sacerdote Josué e seus companheiros sentados diante de você, homens que simbolizam coisas que virão: Trarei o meu servo, o Renovo.
9. Vejam a pedra que coloquei na frente de Josué! Ela tem sete pares de olhos, e eu gravarei nela uma inscrição’, declara o SENHOR dos Exércitos, ‘e removerei o pecado desta terra num único dia.
10. “‘Naquele dia’, declara o SENHOR dos Exércitos, ‘cada um de vocês convidará seu próximo para assentar-se debaixo da sua videira e debaixo da sua figueira’”.
 (Zc 3:1-10).

Nesta fantástica passagem bíblica encontramos um quadro de uma realidade espiritual na nossa luta diária contra o Maligno.

O Adversário é o Acusador de nossas almas (Apoc. 12:9-10)

9. O grande dragão foi lançado fora. Ele é a antiga serpente chamada Diabo ou Satanás, que engana o mundo todo. Ele e os seus anjos foram lançados à terra.
10. Então ouvi uma forte voz dos céus que dizia: “Agora veio a salvação, o poder e o Reino do nosso Deus, e a autoridade do seu Cristo, pois foi lançado fora o acusador dos nossos irmãos, que os acusa diante do nosso Deus, dia e noite.

O ministério do inimigo é nos acusar dia e noite, ele exerce hoje o ministério da ACUSAÇÃO como vimos no texto acima, por este motivo a Bíblia Sagrada é tão enfática com relação a maledicência e a calúnia, porque quando falamos mal de um irmão entramos em concordância com o Diabo. Yeshua já declarou que toda a palavra será julgada ou para absolvição ou para condenação, no livro de Provérbios também diz: “A língua têm o poder da morte e da vida” (Pv 18:21). O inimigo trabalha com princípios “de legalidade”, ele acusa e busca a “concordância”, se dois ou três concordarem.... está ligado, portanto, ele acusa e se encontrar concordância?....mas, HalleluYah! Yeshua também é nosso Advogado.

A orientação bíblica é para não pecarmos, mas, se alguém pecar, temos um Advogado permanente na presença do Pai sempre pronto a nos perdoar e ordenar a mudança de nossas vestes espirituais.



1. Meus filhinhos, escrevo-lhes estas coisas para que vocês não pequem. Se, porém, alguém pecar, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o Justo.
2. Ele é a propiciação pelos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos pecados de todo o mundo.
3. Sabemos que o conhecemos, se obedecemos aos seus mandamentos.
1ª João 2:1-3

Que Palavra maravilhosa e cheia de esperança e conforto, NÃO PEQUEIS, como podemos fazer isso?

A resposta está no verso 3, obedecendo os mandamentos (Mitzvot), observando a Torah.

Yeshua nos ajuda em nossa fraqueza (falta de forças) está sempre pronto a nos socorrer. Ele sabe como é a intensidade da tentação porque também foi tentado em tudo, embora não tenha pecado, graças ao Eterno.

17 Por essa razão era necessário que ele se tornasse semelhante a seus irmãos em todos os aspectos, para se tornar sumo sacerdote misericordioso e fiel com relação a Deus, e fazer propiciação pelos pecados do povo.     
18 Porque, tendo em vista o que ele mesmo sofreu quando tentado, ele é capaz de socorrer aqueles que também estão sendo tentados.
Hb 2:17-18

Este é o segredo revelado por Deus, Yeshua feito homem – “Yeshua Ben Yossef”, como homem para tomar nosso lugar, assumir nossa culpa e nos oferecer perdão eterno. Li num livro de história de Israel que:

NA CULTURA JUDAICA NÃO EXISTE ESTE PENSAMENTO DE UMA PESSOA TOMAR O LUGAR DA OUTRA PARA EXPIAR PECADOS DE OUTRA PESSOA, CADA UM TEM QUE ACERTAR POR SI MESMO.

Não citarei a fonte por questão de ética, mas a realidade é que existe sim, a prova é JESUS CRISTO.

O sacerdote Josué (Yehoshua), retorna ao ministério por causa do perdão e da mudança de vestes. É preciso vestes limpas que significam: trajes de justiça e verdade diante do Pai.
Behaalotechá, “quando subires” – quando estiveres elevado, quando cresceres,. Etc...

O mundo está esperando ver isto em nossas vidas:

Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre!(2ª Pe 3:18).

15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. (Ef. 4:15).

Um povo maduro, santo e adorador, zeloso de boas obras. A humanidade caída, moribunda não precisa mais de religião, ritos e tradições mortas, símbolos vazios que se tornam objetos de idolatria. As pessoas estão precisando do “povo que conhece o seu Deus”, uma verdadeira adoração e não mais um “Show Gospel” com suas letras pobres que falam de uma comunhão e intimidade que podemos ver na expressão de seus cantores que não existe esta intimidade. Não se precisa mais dos pregadores de poder “sem poder”, de “línguas de anjos” sem a palavra da verdade, não se precisa mais dos pastores “business”, verdadeiros homens de negócios “do mundo e não de Deus”, marqueteiros, animadores de auditório, onde anestesiam o povo com promessas que nem mesmo eles acreditam, confiando no esquecimento e sempre enganando e mal sabem que:

Os maus e enganadores, irão de mal a pior, enganando e senso enganados (2ª Tm 3:13), aquele que pensa que está enganando, engana-se a si próprio, pois D’us não se deixa escarnecer, um dia todos prestarão contas diante do Altíssimo.

Brit Hadashá: 1 Coríntios 10:6-16

6 Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram.
7 Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: “O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra”.
8 Não pratiquemos imoralidade, como alguns deles fizeram e num só dia morreram vinte e três mil.
9 Não devemos pôr o Senhor à prova, como alguns deles fizeram e foram mortos por serpentes.
10 E não se queixem, como alguns deles se queixaram e foram mortos pelo anjo destruidor.
11 Essas coisas aconteceram a eles como exemplos e foram escritas como advertência para nós, sobre quem tem chegado o fim dos tempos.
12 Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia!
13 Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.

Ao fazermos as leituras desta porção semanal torna-se desnecessário quaisquer explicações para a Brit Hadashá, ela é clara e vai direto ao âmago dos nossos corações. Cabe a cada um de nós, fazer uma reflexão profunda e buscar em Yeshua o perdão para que aconteça a troca das vestes imundas para as vestes brancas possamos servi-Lo com alegria e santo temor.


“QUANDO SUBIRES”...




Eterno vos abençoe meus filhos, 

Nicolau,  Apóstolo

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