Seja Bem Vindo

_______________________________________________________________

seja_bem_vindo.jpg

Este é o nosso novo espaço e queremos que você aqui tenha acesso às informações relacionadas ao apóstolo Francisco Nicolau, bem como de outros que trabalham com "TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES.

Nosso chamado é para a "Conquista de Cidades" e fazemos parte do "Projeto Transformação". Cremos que a conquista da cidade resultará na transformação da comunidade em seus diversos seguimentos.

Para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados, navegue em nossos sites e visite links de parceiros ministeriais que trabalham conosco, incansavelmente, na Conquista da nossa Nação!

Um grande abraço,

Francisco Nicolau, apóstolo

sábado, 19 de outubro de 2013

Estudo Semanal - 19/10/13

ESTUDO SEMANAL
19 DE OUTUBRO DE 2013
VAYERÁ – “E APARECEU”


LEITURAS BÍBLICAS

Gênesis 18:1 – 22:24

II Reis 4:1-37

II Pedro 2:4-11

Gênesis 18:1 – 22:24

1 O SENHOR apareceu a Abraão perto dos carvalhos de Manre, quando ele estava sentado à entrada de sua tenda, na hora mais quente do dia. 
2 Abraão ergueu os olhos e viu três homens em pé, a pouca distância. Quando os viu, saiu da entrada de sua tenda, correu ao encontro deles e curvou-se até o chão.
3 Disse ele: “Meu senhor, se mereço o seu favor, não passe pelo seu servo sem fazer uma parada. 
4 Mandarei buscar um pouco d’água para que lavem os pés e descansem debaixo desta árvore. 
5 Vou trazer-lhes também o que comer, para que recuperem as forças e prossigam pelo caminho, agora que já chegaram até este seu servo.“Está bem; faça como está dizendo”, responderam.
6 Abraão foi apressadamente à tenda e disse a Sara: “Depressa, pegue três medidas da melhor farinha, amasse-a e faça uns pães”.
7 Depois correu ao rebanho e escolheu o melhor novilho, e o deu a um servo, que se apressou em prepará-lo. 
8 Trouxe então coalhada, leite e o novilho que havia sido preparado, e os serviu. Enquanto comiam, ele ficou perto deles em pé, debaixo da árvore. (Gn 18:1-8 NVI).

“Vayerá” – “e apareceu”, no original: “Adonai se fez visível”.
Toda a Torah é maravilhosa demais, pois, é a própria Palavra do Eterno Deus.
No tocante à vida de Abraão Ela (Torah) torna-se ainda mais especial, cada Estudo é uma pepita muito preciosa, vamos, portanto meditar um pouco em alguns trechos desta fabulosa leitura.
Como comentamos no estudo anterior, a vida de Abraão é marcada por fé e obediência.
Fé e obediência são duas chaves preciosas que precisamos ter para uma vida vitoriosa com Yeshua.

6 Sem fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima precisa crer que ele existe e que recompensa aqueles que o buscam. (Hebreus 11:6 – NVI).

22 Samuel, porém, respondeu: “Acaso tem o SENHOR tanto prazer em holocaustos e em sacrifícios quanto em que se obedeça à sua palavra? A obediência é melhor do que o sacrifício, e a submissão é melhor do que a gordura de carneiros. (I Samuel 15:22 – NVI).

O que mais importa na vida cristã é o relacionamento com Deus.
Temos aprendido na Antiga Aliança o valor dos símbolos, sua importância o profético e principalmente os seus cumprimentos na totalidade em Yeshua.
Mais ainda quando chegarmos à construção do Tabernáculo falaremos mais sobre esse assunto, mas, agora podemos adiantar um pouco ao vermos na vida de Abraão, o padrão divino para as nossas vidas.
O texto bíblico fala que Abraão estava à porta de sua tenda ainda que fosse a hora mais quente do dia, ele aguardava a visita!
Nos comentários rabínicos é destacada aqui a hospitalidade de Abraão. 
Parece que é difícil demais entender que a Presença do Eterno visível era possível, ainda que a Torah deixe bem claro este fato:

E apareceu-lhe o Eterno junto a Eloné (planícies de) Mamré, e (Abrahão) estava sentado à porta da tenda, quando esquentava o dia. E alçou seus olhos e olhou, e eis que três homens estavam parados perto dele; e (os) viu, e correu ao seu encontro desde a porta da tenda e prostrou-se em terra, e disse (ao maior): Meu Senhor, se tenho achado graça em teus olhos, rogo-te que não passes de teu servo. (Gênesis 18:1-3 -SÊFER).

Apesar da descrição tão enfática da Torah com relação a um dos anjos, o fato de Abraão se prostrar e chamar Senhor, não vi nos comentários que li uma alusão a este fato (presença de Deus), e sim, destaque para o coração hospitaleiro de Abraão que é uma das Mitzvot (mandamentos).

É destacada pela maioria dos comentaristas que o centro deste Estudo é a hospitalidade de Abraão. Alguns comentários (resumidos):

➢ Abraão aguardava a chegada dos visitantes para poder exercer a hospitalidade e ser abençoado pela obediência a esta Mitzvá.
➢ Pediu a graça de servir (o favor) e ficou agradecido em poder ser atendido para poder exercer a hospitalidade.
➢ Propôs-se em oferecer pouco, quando, na realidade, ofereceu o melhor que podia dar.
➢ Considerou a bondade dos visitantes em permitir a ele (Abraão) poder servir. 
➢ E ainda, um comentarista apresenta o grande contraste entre Abraão que servia contra a avareza e o egoísmo de Sodoma e Gomorra, inclusive citando o seguinte texto bíblico de Ezequiel:

49 “Ora, este foi o pecado de sua irmã Sodoma: ela e suas filhas eram arrogantes, tinham fartura de comida e viviam despreocupadas; não ajudavam os pobres e os necessitados. (Ez. 16:49 – NVI).

Realmente a Palavra de Deus deixa bem clara a importância da hospitalidade aos olhos de Deus, o cuidado com o estrangeiro é bem marcado em toda primeira aliança e também ratificada na Nova Aliança:

13 Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. (Rm 12:13 – NVI)

23 Gaio, cuja hospitalidade eu e toda a igreja desfrutamos, envia-lhes saudações. Erasto, administrador da cidade, e nosso irmão Quarto enviam-lhes saudações. (Rm 16:23 NVI)

2 Não se esqueçam da hospitalidade; foi praticando-a que, sem o saber, alguns acolheram anjos. (Hebreus 13:2 – NVI).

8 É, pois, nosso dever receber com hospitalidade irmãos como esses, para que nos tornemos cooperadores em favor da verdade. (3 João 1:8 NVI).

Mas quero destacar o final da leitura deste Estudo, quando Abraão tem que entregar seu filho em sacrifício ao Deus Altíssimo. (Gn 22:1-19).
Esta prova será provavelmente a mais difícil na vida de Abraão, é a décima (número 10 fala de provas, fala de um período, como temos ensinado em mensagens anteriores).
É a entrega maior, entregar a benção, a promessa de Deus que agora é uma realidade e Deus pede para Sí.
Gosto de pensar e tentar entender o coração de Abraão, não há uma palavra de reclamação, mágoa ou tristeza, apenas, obediência e confiança.
Deus proverá o cordeiro para o sacrifício.

8 Respondeu Abraão: “Deus mesmo há de prover o cordeiro para o holocausto, meu filho”. E os dois continuaram a caminhar juntos. (Gn 22:8 – NVI).

Sim, realmente foi o que Deus fez (Elohim Yirêh), providenciou o sacrifício de Seu Filho, muito provável que foi no mesmo lugar (Moriah), para nós o Gólgota, o Calvário.
O castigo que nos traz a paz estava sobre Ele e pelas Suas pisaduras fomos sarados, HalleluYah (Isaías 53:5).

II Reis 4:1-37

1 Certo dia, a mulher de um dos discípulos dos profetas foi falar a Eliseu: “Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia o SENHOR. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos”.
2 Eliseu perguntou-lhe: “Como posso ajudá-la? Diga-me, o que você tem em casa?” E ela respondeu: “Tua serva não tem nada além de uma vasilha de azeite”.
3 Então disse Eliseu: “Vá pedir emprestadas vasilhas a todos os vizinhos. Mas peça muitas. 
4 Depois entre em casa com seus filhos e feche a porta. Derrame daquele azeite em cada vasilha e vá separando as que você for enchendo”.
5 Depois disso ela foi embora, fechou-se em casa com seus filhos e começou a encher as vasilhas que eles lhe traziam. 
6 Quando todas as vasilhas estavam cheias, ela disse a um dos filhos: “Traga-me mais uma”. Mas ele respondeu: “Já acabaram”. Então o azeite parou de correr.
7 Ela foi e contou tudo ao homem de Deus, que lhe disse: “Vá, venda o azeite e pague suas dívidas. E você e seus filhos ainda poderão viver do que sobrar”.
(II Reis 4:1-7 NVI).

28 E disse a mulher: “Acaso eu te pedi um filho, meu senhor? Não te disse para não me dar falsas esperanças?”
29 Então Eliseu disse a Geazi: “Ponha a capa por dentro do cinto, pegue o meu cajado e corra. Se você encontrar alguém, não o cumprimente e, se alguém o cumprimentar, não responda. Quando lá chegar, ponha o meu cajado sobre o rosto do menino”.
30 Mas a mãe do menino disse: “Juro pelo nome do SENHOR e por tua vida que, se ficares, não irei”. Então ele foi com ela.
31 Geazi chegou primeiro e pôs o cajado sobre o rosto do menino, mas ele não falou nem reagiu. Então Geazi voltou para encontrar-se com Eliseu e lhe disse: “O menino não voltou a si”.
32 Quando Eliseu chegou à casa, lá estava o menino, morto, estendido na cama.
33 Ele entrou, fechou a porta e orou ao SENHOR.
34 Depois deitou-se sobre o menino, boca a boca, olhos com olhos, mãos com mãos. Enquanto se debruçava sobre ele, o corpo do menino foi se aquecendo. 
35 Eliseu levantou-se e começou a andar pelo quarto; depois subiu na cama e debruçou-se mais uma vez sobre ele. O menino espirrou sete vezes e abriu os olhos.
36 Eliseu chamou Geazi e o mandou chamar a Sunamita. E ele obedeceu. Quando ela chegou, Eliseu disse: “Pegue seu filho”.
37 Ela entrou, prostrou-se a seus pés, curvando-se até o chão. Então pegou o filho e saiu. (idem 28-37).

Dois milagres operados por Deus usando a vida do profeta Eliseu.
Um, o milagre da multiplicação do azeite em que liberou a viúva de suas dívidas e provisionou recursos para ele (O Deus Eterno é Provisão).
O outro milagre, foi trazer de volta à vida o filho (que já era um milagre), da sunamita. (Yeshua é a ressurreição e a vida, quem n’Ele crer ainda que morra viverá).
Provisão e vida são promessas para os fiéis. Ainda hoje isso está acontecendo, porque Jesus Cristo é o mesmo hoje, ontem e eternamente. (Hebreus 13:8).

II Pedro 2:4-11

4 Pois Deus não poupou os anjos que pecaram, mas os lançou no inferno, prendendo-os em abismos tenebrosos a fim de serem reservados para o juízo. 
5 Ele não poupou o mundo antigo quando trouxe o Dilúvio sobre aquele povo ímpio, mas preservou Noé, pregador da justiça, e mais sete pessoas. 
6 Também condenou as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinzas, tornando-as exemplo do que acontecerá aos ímpios; 
7 mas livrou Ló, homem justo, que se afligia com o procedimento libertino dos que não tinham princípios morais 
8 (pois, vivendo entre eles, todos os dias aquele justo se atormentava em sua alma justa por causa das maldades que via e ouvia). 
9 Vemos, portanto, que o Senhor sabe livrar os piedosos da provação e manter em castigo os ímpios para o dia do juízo,
10 especialmente os que seguem os desejos impuros da carne e desprezam a autoridade. Insolentes e arrogantes, tais homens não têm medo de difamar os seres celestiais; 
11, contudo, nem os anjos, embora sendo maiores em força e poder, fazem acusações injuriosas contra aqueles seres na presença do Senhor. (II Pedro 2:4-11 – NVI).

Esta palavra de conclusão é um grande alerta para as nossas vidas.
Se por um lado vemos um Deus bondoso, amoroso, sempre pronto a perdoar o contrito de alma, mas, também, justo Juiz, que trará à Luz toda a maldade dos homens pecadores.
Esta passagem bíblica é muito atual, como se fosse o registro dos dias em que estamos vivendo, um paralelo impressionante.
Quanto mais aumenta o mal (iniquidade), mais temos que nos santificar.
O texto bíblico acima fala de tempos de grandes perversões e todos os tipos de imoralidade e fala também de juízo de Deus e livramento de homens fiéis.
Esta porção tem por objetivo trazer à tona, verdades vividas por nossos pais do passado, aprender com suas vidas e procedimento e entendermos como age nosso Deus nestas situações.
Abraão fiel e obediente em tudo.
Ló, apesar da escolha errada (ambição), é chamado de justo e, alguém que sofria em meio a uma sociedade corrompida.
Noé, pregador da salvação em tempos idos, da mesma maneira, homem temente a Deus.
Estamos entrando em dias que segundo a bíblia, seriam dias difíceis, comparados aos dias do passado.
Jesus Cristo em Seu sermão escatológico, cita as mesmas passagens, e, entendemos que estes dias em que estamos vivendo, são dias finais.
Enfrentaremos todo tipo de perseguição, oposição, desprezo, zombaria e também, seremos tentados em tudo. O objetivo do maligno é de nos desviar do propósito que Deus tem para cada um de Seus filhos.
Por outro lado, sabemos também que todas essas coisas indicam a proximidade de nossa redenção e a chegada do Reino Messiânico.
Tempos de lutas, conflitos, provas, entregas, renúncias, mas, também, tempos de grandes oportunidades.
Logo os governantes deste mundo não terão mais nada a oferecer as pessoas, e a Noiva de Yeshua, em Sua plenitude e santidade, restaurada, marcará de uma maneira milagrosa o seu momento final no planeta.
Caminhamos para um avivamento. Temos que crer nesta realidade, trabalharmos por ela, buscar de todas as maneiras, viver uma vida justa e íntegra, e, estarmos prontos para a vinda do Noivo.
Restauração nos leva ao passado para olharmos o original e também, nos aponta o futuro.
Olhar para trás para vermos a planta e olharmos para frente e fazermos a Obra.
O modelo da planta esta na Torah, as explicações estão nos profetas e na Nova Aliança revelada por Jesus Cristo.
Cabe a cada um de nós, TER FÉ E OBEDECER!
Talvez, algum “filho” terá que ir para o sacrifício, ou lutas e provas, mas, o mais importante é que, na certeza, estaremos sempre na Presença do Senhor.
Que o Próprio Espírito eterno de Deus (Ruach HaKodesh), nos capacite e nos ajude nesta caminhada final, pois com certeza:

VAYERÁ – “E APARECEU”!

SHABAT SHALOM

Apóstolo Francisco Nicolau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pronunciamentos CAB

PRONUNCIAMENTOS

CONDOLÊNCIAS DO CAB PELA TRAGÉDIA DE SANTA MARIA - RS

Carta aberta à Igreja, ao Brasil, e às Famílias das vítimas do acidente na Cidade de Santa Maria, RS

DECRETO APOSTÓLICO - DEZEMBRO / 2012

DECRETO APOSTÓLICO Decretamos que o Senhor Jesus Cristo é o único Senhor e Rei soberano da República Federativa do Brasil, por direito de criação, e por direito de redenção. Que Sua Igreja é Apostólica e profética...

MOTIVOS DE ARREPENDIMENTO PELOS PECADOS DA IGREJA BRASILEIRA

MOTIVOS DE ARREPENDIMENTO (Estes motivos de arrependimento foram levantados durante os 70 dias de Arrependimento no ano de 2011, porém entendemos que a Igreja de Cristo em nossa nação a começar de nós mesmos, membros deste Conselho, precisa...

70 DIAS DE ARREPENDIMENTO

Pronunciamento e Conclamação Os membros do CONSELHO APOSTÓLICO BRASILEIRO reuniram-se nos dias 22 e 23 de agosto de 2011, para buscar direção de Deus e discernir os tempos em que vivemos. Este documento, gerado a partir desta reunião, registra as impressões...

1 - 2

YouTube - Vídeos Postados

Convocação de Jejum de 40 dias

Contagem Regressiva

Contagem Regressiva - Festa dos Tabernáculos 2012

Livro: Conquistando Cidade para Cristo - Ebook Gratuito - Clique na imagem para LEITURA

Adquira já o Seu

Caravana Trombetas 2012