Seja Bem Vindo

_______________________________________________________________

seja_bem_vindo.jpg

Este é o nosso novo espaço e queremos que você aqui tenha acesso às informações relacionadas ao apóstolo Francisco Nicolau, bem como de outros que trabalham com "TRANSFORMAÇÃO DE COMUNIDADES.

Nosso chamado é para a "Conquista de Cidades" e fazemos parte do "Projeto Transformação". Cremos que a conquista da cidade resultará na transformação da comunidade em seus diversos seguimentos.

Para saber mais sobre este e outros assuntos relacionados, navegue em nossos sites e visite links de parceiros ministeriais que trabalham conosco, incansavelmente, na Conquista da nossa Nação!

Um grande abraço,

Francisco Nicolau, apóstolo

sábado, 12 de outubro de 2013

Estudo Semanal - 12/10/16

ESTUDO SEMANAL
12 DE OUTUBRO DE 2013
LECH LECHÁ – “VÁ POR TI”


LEITURAS BÍBLICAS

Gênesis 12: 1 – 17:27

Isaías 40:27 – 41-16

Romanos 4:2-3; Hebreus 11:8; Gl 3:29

Gênesis 12: 1 – 17:27

1 Então o SENHOR disse a Abrão: “Saia da sua terra, do meio dos seus parentes e da casa de seu pai, e vá para a terra que eu lhe mostrarei.
2 “Farei de você um grande povo, e o abençoarei. Tornarei famoso o seu nome, e você será uma bênção.
3 Abençoarei os que o abençoarem e amaldiçoarei os que o amaldiçoarem; e por meio de você todos os povos da erra serão abençoados”. (Gn 12:1-3 – NVI).

Esta é para mim uma das porções da Torah que mais aprecio.
“Lech Lechá” – “Vá por Ti”, ou “Vá por Ti mesmo para Ti”, ou ainda “Vá para Ti mesmo”.
O chamado de Abrão é o “tipo” de todo o chamado do Eterno Deus.
Ele estava estabelecido numa cidade próspera para a época em que vivia e já em idade avançada com sua esposa, quando, ouve à voz do Eterno.
O autor do livro dos Hebreus retrata muito bem este acontecimento:

“8 Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. 
9 Pela fé peregrinou na terra prometida como se estivesse em terra estranha; viveu em tendas, bem como Isaque e Jacó, co-herdeiros da mesma promessa. 
10 Pois ele esperava a cidade que tem alicerces, cujo arquiteto e edificador é Deus. (Hebreus 11:8-10 NVI).

É maravilhoso o testemunho do pai Abraão, obediência sem questionamentos, segurança n’Aquele que o chamou.
Muitas vezes o homem chamado por Deus pensa que obedecer é algo que favorece Deus e em contrapartida se recebe algumas bênçãos pelo “grande esforço” de se obedecer ao Pai.
Muitos pensam que Deus anda desesperado a procura de “empregados” que terão que deixar tudo “de bom na vida” para uma vida de sacrifícios em obediência ao chamado.
Mas a grande realidade é o contrário, Deus chama o homem para um encontro consigo mesmo e a descobrir seu destino para ser realmente feliz.
A Torah usa a expressão “Lech Lechá” que pode ser traduzida por “vá para o TEU benefício”, ou, “vá para o teu destino”.
Abraão e Sarah só cumpririam seu real objetivo de vida se obedecessem (como obedeceram) a Deus.
O chamado não isenta o homem das grandes lutas e provas, até parece que as dificuldades “testificam” o chamado.

4 Partiu Abrão, como lhe ordenara o SENHOR, e Ló foi com ele. Abrão tinha setenta e cinco anos quando saiu de Harã. 
5 Levou sua mulher Sarai, seu sobrinho Ló, todos os bens que haviam acumulado e os seus servos, comprados em Harã; partiram para a terra de Canaã e lá chegaram.
6 Abrão atravessou a terra até o lugar do carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra.
7 O SENHOR apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao SENHOR, que lhe havia aparecido. 
8 Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR. 
9 Depois Abrão partiu e prosseguiu em direção ao Neguebe.
10 Houve fome naquela terra, e Abrão desceu ao Egito para ali viver algum tempo, pois a fome era rigorosa. (Gn 12:4-9 NVI).

Abraão obedeceu e seguiu seu caminho em obediência ao chamado e a primeira coisa que encontrou foi A FOME.
Como é importante meditar neste texto sagrado. Muitos pensam que ao obedecerem a Deus estão isentos das provas e dificuldades e a primeira crise murmuram: não sei por que Deus está fazendo isso comigo.
Se realmente, ....”todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus”..., cabe a nós, descobrirmos o bem e as virtudes que estão escondidos nas dificuldades.
Outro fato marcante e primordial na vida dos chamados é a consciência do “Altar de Deus”.

7 O SENHOR apareceu a Abrão e disse: “À sua descendência darei esta terra”. Abrão construiu ali um altar dedicado ao SENHOR, que lhe havia aparecido. 
8 Dali prosseguiu em direção às colinas a leste de Betel, onde armou acampamento, tendo Betel a oeste e Ai a leste. Construiu ali um altar dedicado ao SENHOR e invocou o nome do SENHOR. (Gn 12:7-8 NVI)

3 Ele partiu do Neguebe em direção a Betel, indo de um lugar a outro, até que chegou ao lugar entre Betel e Ai onde já havia armado acampamento anteriormente
4 e onde, pela primeira vez, tinha construído um altar. Ali Abrão invocou o nome do SENHOR. (Gn 13:3-4 NVI).

É preciso saber o que significa “carregar o Altar de Deus”.
O nosso querido patriarca já no início de sua jornada ministerial ainda que não tivesse todo o conhecimento que temos hoje, pela direção do Eterno e sua humilde dependência de Deus faz o que é certo, HalleluYa!
Hoje carregamos o Altar, pois Ele está em nós. 

19 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? 
20 Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo. (I Cor 6:19-20 NVI).

Somos morada do Deus vivo, o Espírito Santo de Deus habita em nós, portanto, carregamos o Altar, conduzimos “A Presença”, tremenda responsabilidade está sobre nossos ombros.

4 com a arca de Deus; Aiô andava na frente dela. 
5 Davi e todos os israelitas iam cantando e dançando perante o SENHOR, ao som de todo tipo de instrumentos de pinho: harpas, liras, tamborins, chocalhos e címbalos.
6 Quando chegaram à eira de Nacom, Uzá esticou o braço e segurou a arca de Deus, porque os bois haviam tropeçado. 
7 A ira do SENHOR acendeu-se contra Uzá por seu ato de irreverência. Por isso Deus o feriu, e ele morreu ali mesmo, ao lado da arca de Deus. (II Sm 6:4-7 NVI).

Esta irreverência custou à vida deste homem que estava levando a Arca do Senhor.
É importante pararmos para pensar no acontecimento registrado acima. Se na 1ª Aliança a disciplina pela irreverência custou tanto, que dirá na Nova quando Jesus diz que “...a nossa justiça teria que exceder a dos escribas e mestres da Lei...(Mateus 5:20 - NVI). Hoje não carregamos uma Arca de madeira revestida de ouro, carregamos em nossas vidas o Próprio Espírito Santo de Deus.
Na experiência de Abraão também aparece de uma maneira muito significativa, a entrega dos dízimos, mostrando a importância daquilo que seria incorporado na Torah e seria o padrão para a igreja consagrar a Deus em termos de recursos financeiros.
Na Nova Aliança o padrão é a “entrega total da vida”, ser ofertante liberal, feliz, mas, nunca será menos que o que a Torah estabeleceu.
Tudo pertence a Deus, somos apenas mordomos das riquezas confiadas às nossas mãos.

17 Voltando Abrão da vitória sobre Quedorlaomer e sobre os reis que a ele se haviam aliado, o rei de Sodoma foi ao seu encontro no vale de Savé, isto é, o vale do Rei.
18 Então Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, trouxe pão e vinho 
19 e abençoou Abrão, dizendo: “Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra.
20 E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos”. E Abrão lhe deu o dízimo de tudo. (Gn 14:17-20).

Depois da grande vitória Abraão se encontra com Melquisedeque, uma figura de Yeshua.
Muito se comenta a respeito deste personagem, inclusive os antigos rabinos dizem que este rei era Shem (Sem), o filho de Noé, outros crêem que é uma Teofania (aparição do Messias antes da Encarnação), no texto bíblico abaixo é possível ter uma clara demonstração deste personagem que para mim é um tipo de Cristo, seja como for, o que nos interessa neste momento é, o ensino da entrega dos dízimos.

1 Esse Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, encontrou-se com Abraão quando este voltava, depois de derrotar os reis, e o abençoou; 
2 e Abraão lhe deu o dízimo de tudo. Em primeiro lugar, seu nome significa “rei de justiça”; depois, “rei de Salém” quer dizer “rei de paz”. 
3 Sem pai, sem mãe, sem genealogia, sem princípio de dias nem fim de vida, feito semelhante ao Filho de Deus, ele permanece sacerdote para sempre.
4 Considerem a grandeza desse homem: até mesmo o patriarca Abraão lhe deu o dízimo dos despojos! 
5 A Lei requer dos sacerdotes dentre os descendentes de Levi que recebam o dízimo do povo, isto é, dos seus irmãos, embora estes sejam descendentes de Abraão. 
6 Este homem, porém, que não pertencia à linhagem de Levi, recebeu os dízimos de Abraão e abençoou aquele que tinha as promessas. 
7 Sem dúvida alguma, o inferior é abençoado pelo superior. 
8 No primeiro caso, quem recebe o dízimo são homens mortais; no outro caso é aquele de quem se declara que vive. 
9 Pode-se até dizer que Levi, que recebe os dízimos, entregou-os por meio de Abraão, 
10, pois, quando Melquisedeque se encontrou com Abraão, Levi ainda não havia sido gerado.
11 Se fosse possível alcançar a perfeição por meio do sacerdócio levítico (visto que em sua vigência o povo recebeu a Lei), por que haveria ainda necessidade de se levantar outro sacerdote, segundo a ordem 
de Melquisedeque e não de Arão? 
12 Certo é que, quando há mudança de sacerdócio, é necessário que haja mudança de lei. 
13 Ora, aquele de quem se dizem estas coisas pertencia à outra tribo, da qual ninguém jamais havia servido diante do altar, (Hebreus 7:1-13).

O dízimo sem sombras de dúvidas é parte importante da adoração ao nosso Eterno Deus.
Encontramos neste estudo, entre tantas outras coisas:

➢ O chamado de Abrão.
➢ A sua obediência.
➢ As provas que enfrentou.
➢ As lutas contra os inimigos.
➢ A participação na comunhão (Ceia do Senhor).
➢ A entrega dos dízimos.
➢ Sua sempre dependência do Altíssimo. 

QUE BENÇÃO, um modelo de pai e de líder.

Isaías 40:27 – 41-16

27 Por que você reclama, ó Jacó, e por que se queixa, ó Israel: “O Senhor não se interessa pela minha situação; o meu Deus não considera a minha causa”? 
28 Será que você não sabe? Nunca ouviu falar? O Senhor é o Deus eterno, o Criador de toda a terra. Ele não se cansa nem fica exausto; sua sabedoria é insondável. 
29 Ele fortalece o cansado e dá grande vigor ao que está sem forças. 
30 Até os jovens se cansam e ficam exaustos, e os moços tropeçam e caem; 
31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:27-31 NVI).

Jacó faz parte da semente de Abraão, representa todo o povo de Deus, é o resultado da providência do Eterno e da fidelidade de Abraão.
Aparentemente o povo de Deus estava esquecido, mas, a Palavra de Deus é que Ele não descuida dos Seus.
Quando estamos em nossa jornada da vida, em muitos momentos parece que não será possível avançar mais, as nossas forças desaparecem e o desânimo tenta nos fazer parar, nessa hora, o nosso Pai Maravilhoso vem em nosso socorro trazendo refrigério e força para continuarmos.
O grande segredo que precisamos nos lembrar sempre é o da DEPENDÊNCIA D’ELE, saber esperar o momento do grande livramento e da grande benção sobre as nossas vidas.

31 mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças.
Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. (Isaías 40:31 – Olive Tree Bible).

Águia, que lindo tipo o Pai escolheu para nos comparar. Voar mais alto que a tempestade, ter uma visão abrangente de toda a situação, predadora de serpentes (demônios), e vida longa (renovável).
Somos águias, você é águia, glória a Deus! Aleluia!

Romanos 4:2-3; Hebreus 11:8; Gl 3:29

2 Se de fato Abraão foi justificado pelas obras, ele tem do que se gloriar, mas não diante de Deus. 
3 Que diz a Escritura? “Abraão creu em Deus, e isso lhe foi creditado como justiça.” (Romanos 4:2-3 – NVI).

8 Pela fé Abraão, quando chamado, obedeceu e dirigiu-se a um lugar que mais tarde receberia como herança, embora não soubesse para onde estava indo. (Hebreus 11:8 – NVI).

As Escrituras Sagradas quando se referem à Abraão, sempre deixam bem claro que ele foi justificado pela fé.
É muito importante entendermos este fato. Não mudou em todos estes séculos até o dia de hoje, Deus não muda, tudo o que se refere a Deus e vida com Ele, depende de fé.

➢ Entender um chamado e obedecer é ato de FÉ!
➢ Dar prosseguimento à caminhada (sai da tua terra e vai para uma que lhe mostrarei, também (em outro nível), é um ato de FÉ!
➢ Levantar altares ao Eterno Deus, ou seja, manter o nível de adoração, também é ato de FÉ!
➢ Encontrar a fome na terra da promessa e não murmurar, é ato de FÉ!
➢ Enfrentar lutas e guerras quando se busca a benção, também, sem dúvida alguma, é um ato de FÉ!
➢ Entregar o único filho, o filho da promessa sem questionar, nem murmurar, nem lamentar, sem autocomiseração, e disposição em obedecer, é realmente um NÍVEL DE FÉ ALTÍSSIMO QUE SÓ OS MADUROS EM YESHUA CONSEGUEM SUPORTAR!
➢ Ser dizimista e ofertante fiel, também é um ato de FÉ!

Este é Abraão, poderia ser você, eu ou outro discípulo qualquer, aliás, assim deve ser a nossa vida.
“Lech Lechá”, não é só para Abraão, é para cada um de nós, “Vá para ti mesmo, cumpra o teu destino, viva a sua chamada”. Oh Glória!

26 Todos vocês são filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus, 
27 pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo se revestiram. 
28 Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus. 
29 E, se vocês são de Cristo, são descendência de Abraão e herdeiros segundo a promessa. (Gálatas 3:26-29 NVI).

Num primeiro momento pode-se pensar: isto é promessa para o povo Judeu, errado, estas promessas são para o povo de Deus.
Não há diferença de raça ou outra qualquer, somos filhos e filhos herdeiros de Abraão, em Yeshua HaMashiach!

SHABAT SHALOM!
Ap. Francisco Nicolau

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pronunciamentos CAB

PRONUNCIAMENTOS

CONDOLÊNCIAS DO CAB PELA TRAGÉDIA DE SANTA MARIA - RS

Carta aberta à Igreja, ao Brasil, e às Famílias das vítimas do acidente na Cidade de Santa Maria, RS

DECRETO APOSTÓLICO - DEZEMBRO / 2012

DECRETO APOSTÓLICO Decretamos que o Senhor Jesus Cristo é o único Senhor e Rei soberano da República Federativa do Brasil, por direito de criação, e por direito de redenção. Que Sua Igreja é Apostólica e profética...

MOTIVOS DE ARREPENDIMENTO PELOS PECADOS DA IGREJA BRASILEIRA

MOTIVOS DE ARREPENDIMENTO (Estes motivos de arrependimento foram levantados durante os 70 dias de Arrependimento no ano de 2011, porém entendemos que a Igreja de Cristo em nossa nação a começar de nós mesmos, membros deste Conselho, precisa...

70 DIAS DE ARREPENDIMENTO

Pronunciamento e Conclamação Os membros do CONSELHO APOSTÓLICO BRASILEIRO reuniram-se nos dias 22 e 23 de agosto de 2011, para buscar direção de Deus e discernir os tempos em que vivemos. Este documento, gerado a partir desta reunião, registra as impressões...

1 - 2

YouTube - Vídeos Postados

Convocação de Jejum de 40 dias

Contagem Regressiva

Contagem Regressiva - Festa dos Tabernáculos 2012

Livro: Conquistando Cidade para Cristo - Ebook Gratuito - Clique na imagem para LEITURA

Adquira já o Seu

Caravana Trombetas 2012