Mateus 24:36-46
Gênesis 6:9 – 11:32
9 Esta é a história da família de Noé: Noé era homem justo, íntegro entre o povo da sua época; ele andava com Deus. (Gn 6:9).
Noé, cujo nome vem de uma raiz (nûah), que significa: descansar, estabelecer-se.
É interessante notar que os derivados desta raiz apresentam alguns termos variados, como:
➢ Nahat = descanso, tranqüilidade.
➢ Nõah = Noé.
➢ Nîhoah = tranqüilidade, calma.
➢ Hãnãhã = concessão de descanso.
➢ Mãnôah = lugar de repouso.
➢ M’nûhâ = lugar de repouso, descanso.
Sabemos que na cultura judaica, o nome fala do destino do indivíduo, é realmente muito interessante o nome Noé num contexto tão terrível em que vivia com sua família.
Homem justo (Tsédec) e íntegro (Tamim) que na sua geração, andava com Deus.
A bíblia nos fala que toda a humanidade havia se corrompido e, o Eterno Deus decidiu destruir toda a humanidade, mas... havia um justo que temia ao Senhor e vivia uma vida reta, íntegra mesmo em meio a tanta iniqüidade.
12 Ao ver como a terra se corrompera, pois toda a humanidade havia corrompido a sua conduta,
13 Deus disse a Noé: “Darei fim a todos os seres humanos, porque a terra encheu-se de violência por causa deles. Eu os destruirei com a terra.
14 Você, porém, fará uma arca de madeira de cipreste; divida-a em compartimentos e revista-a de piche por dentro e por fora. (Gn 6:12-14 – NVI).
A família de Noé foi preservada, apenas uma família em todo o planeta?
A recriação, o novo começo após os juízos do Eterno Deus.
No estudo da semana passada falamos sobre “Bereshit – no princípio”.
Falamos da criação de Deus e o homem como cooperador desta obra maravilhosa.
Deparamos agora com um quadro muito parecido com o primeiro.
Em Gênesis, a terra estava sem forma e vazia, por causa dos acontecimentos anteriores à criação do homem, a rebelião luciférica e o juízo de Deus.
Agora encontramos o mesmo quadro, a rebelião da humanidade contra o Criador, o juízo de Deus (que viria com o dilúvio), e, a terra devastada, pronta para um novo começo.
É possível que um homem só viva em relacionamento e dependência do Eterno Deus.
O mundo de então havia entrado em colapso espiritual total, bem parecido com os dias de hoje.
O capítulo seis de gênesis apresenta um quadro terrível da depravação humana e, recebe o justo juízo de Deus.
O que queremos enfocar neste estudo é a bondade de Deus.
Deus é bom, Deus é amor. Não há nunca um momento tão ruim que Deus não apresente uma oportunidade de arrependimento e novo começo.
Ele antecede a desgraça falando diretamente ou enviando seus servos para buscar demover o homem da calamidade. Vejamos alguns exemplos:
6 O SENHOR disse a Caim: “Por que você está furioso? Por que se transtornou o seu rosto?
7 Se você fizer o bem, não será aceito? Mas se não o fizer, saiba que o pecado o ameaça à porta; ele deseja conquistá-lo, mas você deve dominá-lo”. (Gn 4:6-7 NVI).
29 “Você notou como Acabe se humilhou diante de mim? Visto que se humilhou, não trarei essa desgraça durante o seu reinado, mas durante o reinado de seu filho”. (I Reis 21:29 – NVI).
19 Porque eles não deram atenção às minhas palavras’, declara o Senhor, ‘palavras que lhes enviei pelos meus servos, os profetas. E vocês também não deram atenção!’, diz o Senhor. (Jr 29:19 – NVI).
15 Enviei a vocês, repetidas vezes, todos os meus servos, os profetas. Eles lhes diziam que cada um de vocês deveria converter-se da sua má conduta, corrigir as suas ações e deixar de seguir outros deuses para prestar-lhes culto. Assim, vocês habitariam na terra que dei a vocês e a seus antepassados. Mas vocês não me deram atenção nem me obedeceram. (Jr 35:15 – NVI).
16 Mas eles zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as palavras dele e expuseram ao ridículo os seus profetas, até que a ira do SENHOR se levantou contra o seu povo, e já não houve remédio. (2º Cr 36:16 NVI).
Poderia ainda apresentar outros tantos textos bíblicos, mas não são necessários, estes são suficientes.
O que quero mostrar aos discípulos de Yeshua neste momento presente em que vivemos que é hora de recomeçarmos.
A Igreja se descuidou bastante, envolveu-se com o sistema do mundo fazendo alianças espúrias em busca de vantagens pessoais.
Tantos escândalos e maus testemunhos macularam a imagem da Noiva de Cristo, mas, nestes últimos tempos, o medo desesperado dos crentes com a possibilidade de serem aprovadas leis que viessem prejudicar a comunidade de Cristo, levou o povo de Deus a se unir e orar, provavelmente como nunca tinha orado nos últimos tempos.
Agora novamente se tem noticias que o inimigo de nossas almas continua ativo usando os seus instrumentos humanos, mas, creio que uma lição foi aprendida por todos, temos que buscar a Deus com verdade e santidade.
Só d’Ele pode vir o socorro verdadeiro, só Ele pode garantir alguma coisa.
Muitos profetas estão dizendo que os juízos de Deus estão vindo sobre o mundo e vão aumentar a intensidade, é provável, ao lermos a bíblia, principalmente os sermões escatológicos e ao mesmo tempo, olhando para Israel e as nações, temos que concordar com esses profetas.
Tenho em meu coração o seguinte: aconteça o que acontecer, Deus sempre dará uma oportunidade de arrependimento e novo começo.
T’SHUVÁ!
Volta para casa, com sinceridade, santidade e perseverança.
O lugar do filho é na Casa do Pai. Um grande avivamento é esperado, precisamos gerar esta verdade para poder não só participar dele, mas, também deixar um legado espiritual aos nossos filhos.
Somos pais, cabeças de gerações e, não podemos esquecer que, o nosso Deus é geracional.
“Noé entrou com sua família na arca”.
“Noé saiu com sua família da arca e ofertou ao Senhor”.
Glória a Deus!
Isaías 54:1 – 55:5
1 “Cante, ó estéril, você que nunca teve um filho; irrompa em canto, grite de alegria, você que nunca esteve em trabalho de parto; porque mais são os filhos da mulher abandonada do que os daquela que tem
marido”, diz o Senhor.
2 “Alargue o lugar de sua tenda, estenda bem as cortinas de sua tenda, não o impeça; estique suas cordas, firme suas estacas.
3 Pois você se estenderá para a direita e para a esquerda; seus descendentes desapossarão nações e se instalarão em suas cidades abandonadas.
4 “Não tenha medo; você não sofrerá vergonha. Não tema o constrangimento; você não será humilhada. Você esquecerá a vergonha de sua juventude e não se lembrará mais da humilhação de sua viuvez.
5 Pois o seu Criador é o seu marido, o Senhor dos Exércitos é o seu nome, o Santo de Israel é seu Redentor; ele é chamado o Deus de toda a terra.
6 O Senhor chamará você de volta como se você fosse uma mulher abandonada e aflita de espírito, uma mulher que se casou nova apenas para ser rejeitada”, diz o seu Deus.
7 “Por um breve instante eu a abandonei, mas com profunda compaixão eu a trarei de volta.
8 Num impulso de indignação escondi de você por um instante o meu rosto, mas com bondade eterna terei compaixão de você”, diz o Senhor, o seu Redentor.
9 “Para mim isso é como os dias de Noé, quando jurei que as águas de Noé nunca mais tornariam a cobrir a terra. De modo que agora jurei não ficar irado contra você, nem tornar a repreendê-la.
10 Embora os montes sejam sacudidos e as colinas sejam removidas, ainda assim a minha fidelidade para com você não será abalada, nem será removida a minha aliança de paz”, diz o Senhor, que tem compaixão de você. (Isaías 54:1-10 – NVI).
Que promessa maravilhosa, não somente a Israel como nação e sim, a todo o Israel de Deus, Seu povo escolhido.
Não creio em castigo aos filhos, creio em disciplina, pois o Pai disciplina a quem ama (Hb 12:6).
Castigo como condenação vem e virá sobre os ímpios, mas, o castigo (disciplina) que nos traz a paz, veio através de Yeshua, aos filhos de Deus.
5 Mas ele foi transpassado por causa das nossas transgressões, foi esmagado por causa de nossas iniqüidades; o castigo que nos trouxe paz estava sobre ele, e pelas suas feridas fomos curados. (Isaías 53:5 – NVI).
Graças a Deus! Vivamos então, uma vida de gratidão e louvor a Ele, nosso maravilhoso Salvador e Senhor!
Mateus 24:36-46
36 “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.
37 Como foi nos dias de Noé, assim também será na vinda do Filho do homem.
38 Pois nos dias anteriores ao Dilúvio, o povo vivia comendo e bebendo, casando-se e dando-se em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca;
39 e eles nada perceberam, até que veio o Dilúvio e os levou a todos. Assim acontecerá na vinda do Filho do homem. (Mt 24:36-39 NVI).
Impressionante a semelhança dos tempos e as mensagens.
Dias como os de Noé em que as pessoas não estavam nem um pouco preocupadas com Deus e o seus destinos.
Viviam uma vida desregrada e profana, quando, de repente, foram tomadas de surpresa pelos juízos de Deus.
Esta é a sociedade em que vivemos, precisamos estar preparados para estes dias, não com medo e apreensão, mas, vivendo uma vida de testemunho e estar preparados para quando Ele voltar e tivermos que prestar contas de nossos talentos.
Algumas pessoas quando ouvem estas mensagens do fim, ficam apavoradas, outras inertes (fatalistas), dizendo: “não dá para fazer nada mesmo, então vamos aguardar”, lembrando à parábola dos talentos (aquele que tinha apenas um e escondeu).
Não podemos cair em extremos de ficar de braços cruzados, ou, ficarmos apavorados, alienados com os acontecimentos.
Sabemos que o nosso Deus é soberano, não cai uma folha de uma árvore ou um fio de cabelo sem que Ele saiba, portanto, devemos nos tranquilizar e procurar viver uma vida que Lhe agrade e cumpramos o Seu propósito para as nossas vidas nessa geração.
36 “Tendo, pois, Davi servido ao propósito de Deus em sua geração, adormeceu, foi sepultado com os seus antepassados e seu corpo se decompôs. (Atos 13:36 – Olive Tree Bible).
Fazemos parte da geração que vai presenciar os maiores acontecimentos proféticos desde a fundação do mundo.
Vivamos com dignidade o Evangelho de Jesus Cristo.
27 Não importa o que aconteça, exerçam a sua cidadania de maneira digna do evangelho de Cristo, para que assim, quer eu vá e os veja, quer apenas ouça a seu respeito em minha ausência, fique eu sabendo que vocês permanecem firmes num só espírito, lutando unânimes pela fé evangélica, (Fil. 1:27 – idem),
Shabat Shalom!
Ap. Francisco Nicolau
Nenhum comentário:
Postar um comentário