ESTUDO
SEMANAL
01
SETEMBRO 2012
SHOFTIM =
“JUÍZES”
LEITURAS
BÍBLICAS
Deuteronômio 16:18 – 21:09
Isaías
51:12 – 52:12
João
1:19-27
Deuteronômio 16:18 –
21:09
18 “Nomeiem juízes e oficiais para
cada uma de suas tribos em todas as cidades que o SENHOR, o seu Deus, lhes dá,
para que eles julguem o povo com justiça.
19 Não pervertam a justiça nem
mostrem parcialidade. Não aceitem suborno, pois o suborno cega até os sábios e
prejudica a causa dos justos.
20 Sigam única e exclusivamente a
justiça, para que tenham vida e tomem posse da terra que o SENHOR, o seu Deus,
lhes dá. (Dt. 16-18-20 - NVI).
O estudo desta semana tem a ver com uma das
“marcas” do Caráter de Deus, (TSDAKÁ), A JUSTIÇA.
Na realidade, a melhor tradução de guardas (shoterim),
é policiais.
No rodapé da Torah (Sêfer) está escrito que “esta
Parashá trata do mandamento de nomear juízes e policiais em todas as cidades do
território de Israel. Os Shofetim eram encarregados de
administrar a justiça e resolver os assuntos judiciais, enquanto os Shoterim
cumpriam as ordens e disposições
dos tribunais”.
Em toda a Escritura Sagrada vamos encontrar
sempre esta exortação do Eterno com relação à justiça.
Justiça é o “fiel da balança” para o
nosso próprio julgamento.
1
“Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
2
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem,
também será usada para medir vocês.
3
“Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão, e não se dá conta
da viga que está em seu próprio olho?
4
Como você pode dizer ao seu irmão: ‘Deixe-me tirar o cisco do seu olho’, quando
há uma viga no seu?
5
Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para
tirar o cisco do olho do seu irmão. (Mateus 7:1-5 NVI).
A Torah foi entregue ao povo judeu para
normatizar um padrão de vida diferente de toda a humanidade.
O desejo de Deus sempre foi de apresentar ao
mundo tomado pelo pecado, maldade e injustiças que, existe um padrão divino de
amor, igualdade entre os homens, equidade e justiça.
Aprendemos este padrão do Eterno ao
estudarmos e praticarmos a Palavra de Deus.
Jesus Cristo no texto acima citado está
expondo a Lei de Deus de uma maneira prática.
A religiosidade é hipócrita em si mesma, “faça o que mando e não faça o que faço”.
O ensino de CRISTO é, ENSINE COM SEU EXEMPLO.
No ensino da Palavra de Deus, no texto
conhecido como o Sermão do Monte, O encontramos dizendo o seguinte:
“Assim
brilhe a luz de vocês diante dos homens, para que vejam as suas boas obras e
glorifiquem ao Pai de vocês, que está nos céus” (Mt 5:16 – NVI).
Um das coisas que a Igreja perdeu através
dos tempos foi o conceito correto de justiça.
Por ignorância ou mesmo por avareza, somado
a cosmovisão hedonista do tempo em vivemos, cada um busca seus próprios
interesses e se esquece da responsabilidade com o próximo.
Se estivermos em T’shuvá (retorno), e, em
busca da Restauração de todas as coisas, a justiça divina deve ser vista por
nós, com uma atenção redobrada.
Mesmo os nossos atos e atitudes mais
espirituais que possam parecer, tais como, orações, votos, jejuns, renúncias,
etc., só terão valor aos olhos do Eterno Deus se, além disso, estivermos
batalhando pela justiça.
Amar a Deus sobre todas as coisas, vem
associado com E AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO. (Mt 22:37-39).
Adonay falando pela boca de Isaías, exorta
Se povo da seguinte maneira:
5
Será esse o jejum que escolhi, que apenas um dia o homem se humilhe, incline a
cabeça como o junco e se deite sobre pano de saco e cinzas? É isso que vocês
chamam jejum, um dia aceitável ao Senhor?
6
“O jejum que desejo não é este: soltar as correntes da injustiça, desatar as
cordas do jugo, pôr em liberdade os oprimidos e romper todo jugo?
7
Não é partilhar sua comida com o faminto, abrigar o pobre desamparado, vestir o
nu que você encontrou, e não recusar ajuda ao próximo?
8
Aí sim, a sua luz irromperá como a alvorada, e prontamente surgirá a sua cura; a
sua retidão irá adiante de você, e a glória do Senhor estará na sua retaguarda.
(Is
58:5-7 NVI).
A questão da justiça divina é tão séria que,
no final da leitura desta porção, encontramos o seguinte:
Os Casos de Homicídio Não Desvendado
1 “Se alguém for encontrado morto no campo, na terra que o
SENHOR, o seu Deus, lhes dá para dela tomarem posse, sem que se saiba quem o
matou,
2 as autoridades e os juízes sairão e medirão a distância do
corpo até as cidades vizinhas.
3 Então as autoridades da cidade mais próxima do corpo apanharão
uma novilha que nunca foi usada no trabalho e sobre a qual nunca foi posto
jugo,
4 e a levarão a um vale de terras nunca aradas nem semeadas e
onde haja um ribeiro de águas perenes. Vocês quebrarão o pescoço da novilha.
5 Depois, os sacerdotes, descendentes de Levi, se aproximarão,
pois o SENHOR, o seu Deus, os escolheu para ministrarem e para pronunciarem
bênçãos em nome do SENHOR e resolverem todos os casos de litígio e de
violência.
6 Então todas as autoridades da cidade mais próxima do corpo
lavarão as mãos sobre a novilha cujo pescoço foi quebrado no vale,
7 e declararão: ‘As nossas mãos não derramaram este sangue, nem
os nossos olhos viram quem fez isso.
8 Aceita, SENHOR, esta propiciação em favor de Israel, o teu
povo, a quem resgataste, e não consideres o teu povo culpado do sangue de um
inocente’. Assim a culpa do derramamento de sangue será propiciada.
9 Desse modo vocês eliminarão de vocês mesmos a culpa pelo
derramamento de sangue inocente, pois fizeram o que o SENHOR aprova.
O texto acima mostra com que seriedade como devem
ser tratadas as coisas de Deus.
Alguém cometeu um assassinato, o criminoso é
desconhecido, uma culpa paira no ar, é preciso fazer a expiação, os juízes e os
policiais precisarão fazer este trabalho para aplacar a maldição do povo pela
culpa.
Um trabalho muito difícil e penoso, será
necessário medir a distância entre o morto e a cidade mais próxima.
Não podemos esquecer que os recursos que
estes juízes e policiais não são os que temos hoje.
Ao se constatar qual a cidade mais próxima, seus
juízes precisariam efetuar o sacrifício, jurando inocência e sobre o autor do
crime, lavando suas mãos sobre a novilha.
Talvez alguém diga: ISTO É COISA DE JUDEUS E
ESTÁ RELACIONADO COM O SEU PASSADO, respondo com as palavras de Jesus Cristo:
“Com efeito, eu vos asseguro que se a vossa
justiça não ultrapassar a dos escribas e a dos fariseus, não entrareis no Reino
dos Céus”.
(Mateus 5:20 – Bíblia de Jerusalém)
Isaías 51:12 – 52:12
12 “Eu, eu mesmo, sou quem a consola. Quem é você
para que tema homens mortais, os filhos de homens, que não passam de relva,
13 e para que esqueça o Senhor, aquele que fez
você, que estendeu os céus e lançou os alicerces da terra, para que você viva
diariamente, constantemente apavorada por causa da ira do opressor, que está
inclinado a destruir? Pois onde está a ira do opressor?
14 Os prisioneiros encolhidos logo serão postos
em liberdade; não morrerão em sua masmorra, nem terão falta de pão.
15 Pois eu sou o Senhor, o seu Deus, que agito o
mar para que suas ondas rujam; Senhor dos Exércitos é o meu nome.
16 Pus minhas palavras em sua boca e o cobri com
a sombra da minha mão, eu, que pus os céus no lugar, que lancei os alicerces da
terra, e que digo a Sião: Você é o meu povo.” (Isaías 51:12-16).
Usando o profeta Isaías, o Eterno Deus demonstra Seu cuidado
com o povo da aliança.
Há um ser maligno que usa homens para ameaçar, acusar,
oprimir o povo de Deus, mas, Deus é o nosso socorro bem presente na hora da
angústia.
Todo o cuidado e proteção Ele dispensa a seus filhos, mas, é
preciso buscar Sua Presença, ouvir Seus conselhos e estudar a Sua Palavra.
Muitas vezes tememos mais os homens que ao Deus Eterno.
Vivemos um tempo de injustiças, falta de amor, invejas,
perseguições, são os sinais dos últimos dias.
Neste tempo é muito comum as pessoas se afligirem, todo mundo
anda estressado por causa dos problemas dos dias atuais, mas, há um consolo, um
escape, uma saída, o Nosso Deus que fez os Céus e a Terra.
Ergo meus olhos para o alto de onde virá meu
auxílio. Meu socorro vem do Eterno, o Criador dos céus e da terra. Ele não
permitirá que resvale teu pé, pois jamais se omite Aquele que te guarda. O
Guardião de Israel jamais descuida, jamais dorme. Deus é Tua proteção. Como uma
sombra, te acompanha a Sua Destra. De dia não te molestará o sol, nem sofrerá
de noite sob o brilho da lua. O Eterno te guardará de todo o mal; Ele
preservará tua alma. Estarás sob Sua proteção ao saíres e ao voltares, desde
agora e para todo o sempre . (Salmos 121 – SEFÊR).
Que
maravilha! A Palavra diz em Romanos:
“Quem nos separará do amor de Deus, é Ele
quem nos justifica, quem nos condenará?” (Romanos 8:35 ).
Somos
mais que vencedores por meio d’Aquele que nos amou.
HalleluYah!
João 1:19-27
19
Este foi o testemunho de João, quando os judeus de Jerusalém enviaram
sacerdotes e levitas para lhe perguntarem quem ele era.
20
Ele confessou e não negou; declarou abertamente: “Não sou o Cristo"
21
Perguntaram-lhe: “E então, quem é você? É Elias?” Ele disse: “Não sou”. “É o
Profeta?” Ele respondeu: “Não”.
22
Finalmente perguntaram: “Quem é você? Dê-nos uma resposta, para que a levemos
àqueles que nos enviaram. Que diz você acerca de si próprio?”
23
João respondeu com as palavras do profeta Isaías: “Eu sou a voz do que clama no
deserto: ‘Façam um caminho reto para o Senhor’. (João 1:19-23 NVI).
Façam um caminho reto para o SENHOR.
O dicionário Internacional de Teologia do
Antigo Testamento diz:
Mîshôr. Lugar plano, retidão. Mêshãr.
Retidão, honestidade (no governo), justiça.
Mêshãrim
e mishôr bem podem ser traduzidas como “justamente” (isto é com justiça), e
descrevem a maneira como se ministra a justiça (Sl. 58:1; 75:2).
Com o
verbo “julgar”, o vocábulo significa “decidir com bondade”. É maneira pela qual
devia ser julgado “retamente”, “com equidade”, “com justiça”.
Proceder assim é ser fiel à aliança (Ml 2:6).
- A verdadeira lei estava em sua boca e nenhuma falsidade achou-se
em seus lábios. Ele andou comigo em paz e retidão, e desviou muitos do pecado.
Caminho fala de
vida, jornada, ministério, conduta.
Somos os enviados de
Yeshua a todas as cidades (Lc 10).
Somos os
Embaixadores do Rei
“Portanto, somos embaixadores de
Cristo, como se Deus estivesse fazendo o seu apelo por nosso intermédio. Por
amor a Cristo lhes suplicamos: Reconciliem-se com Deus.” (II Co
5:20 – NVI).
O estudo desta
semana tem como tema “juízes”, toda ela está voltada para a justiça e retidão,
que é à base do Trono de Jesus Cristo.
Seu governo é
firmado na justiça e retidão (Sl 97:2), e, como enviados d’Ele precisamos
preparar o caminho para a Sua volta gloriosa, um caminho de justiça e retidão
que é o verdadeiro Evangelho do Reino.
Primeiro viver e
depois, anunciar.
SHABAT SHALOM!
Francisco Nicolau, apóstolo
Nenhum comentário:
Postar um comentário